Skip navigation

Me espanta um pouco quanta certeza todo mundo tem quando fala de política, deixem-me então turvar a clareza dessa água. Quero apenas plantar uma semente de dúvida. Eis:

É possível que a corrupção no Brasil esteja em queda, apesar de que as notícias sobre corrupção no Brasil estejam em alta.

Primeiro, deixo claro que não estou tentando pôr em dúvida nem um escândalo em específico, e que não afirmo ter nenhuma informação privilegiada (aliás, pelo contrário, confesso não ter interesse nenhum nas noticiadas das denúncias).

Por outro lado, vamos combinar que é razoável supôr que as notícias, elas mesmas, não sejam tão bem informadas quanto parecem ser. Aliás notícias em geral são pouco confiáveis, mas especificamente notícias sobre corrupção mais ainda que o normal.

A corrupção é, por definição, um fenômeno que não observamos diretamente. Se todo mundo sabe, mas sabe mesmo, não desconfia, não é corrupção, é privilégio. Entretanto, nos últimos anos, no Brasil, ela tem aparecido cada vez mais. A cada ano a quantidade de denúncias é maior (e, também, aparentemente, a histrionicidade com que se as apresentam).

Seria possível perguntar o ¿por quê? disso.

Certamente há várias hipóteses plausíveis, mas quero apresentar uma que, embora peque por falta de plausibilidade, talvez seja ilustrativa.

Pois bem: Talvez a Corrupção no Brasil esteja com sua visibilidade aumentada por motivo de estar diminuindo. Mais precisamente, supomos que nos últimos anos houve uma diminuição dos recursos aplicados à corrupção, que levou à um aumento da competição por estes recursos, que por sua vez levou a um aumento dos vazamentos. Essa é a hipótese, embora seja bom lembrar que se trata somente de uma hipótese.

Se isso for verdade, as consequências seriam praticamente as mesmas de a corrupção estar aumentando. Ou, por falar nisso, as mesmas de jornalistas estarem mais ninjas, ou dos juízes estarem mais moralistas, e assim por diante.

O meu argumento não é que a corrupção está diminuindo, mas que ela poderia estar, e ninguém nunca perceber.

Todo fato pode ter várias interpretações, e a interpretação aqui proposta tem a característica (infeliz, para muitos) de diminuir a culpa da corrupção, ou mais precisamente de tirar autoridade da crítica da corrupção. No entanto, nenhum fato deixa de ter interpretações, e parece claro que o alarmismo que sempre cerca o assunto da corrupção é uma interpretação manipulativa — e muito!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: