Skip navigation

A coisa mais perigosa para Frank Underwood é que a Caixa D’água dele parece uma bunda. Ele era político no estado do pêssego, e não tinha como não parecer bunda, mas isso não conserta. Ele matou um punhado de gente, mas metade dessas mortes ficam como êxito de guerra. Mesmo o assassinato a sangue frio da puta seria visto, por muita gente, facilmente, como heroísmo. É mais perigoso ser ridículo que terrível.

Kevin Spacey posing in front of the Peachoid

Da mesma forma, a defesa que Cardozo fez de Dilma só ajuda a acusação do impeachment, já que pinta uma imagem terrível do complô ridículo organizado por Cunha.

Nenhum dos votos será decidido pelos fatos, claro. Trata-se de uma decisão tomada fora da arena do julgamento. Sendo advogado, Cardozo talvez seja, fisiologicamente, incapaz de perceber a diferença. A imagem de terrível reforça essa situação. A imagem de ridículo mostra que, ainda agora, é possível re-fazer acordos, e que o jogo do impeachment é muito menos estável do que parece.

A emoção básica de um senador votando é a de que faça ele o que fizer, isso é assunto de político e não toca aos cidadãos. Que é, claro, a mesma emoção que motiva as manifestações de 2013. Só que, se do lado de cá isso aparece como indignação, de lá aparece como impunidade. Ninguém imagina um dia ter que responder à essas questões em um contexto onde a lógica importe. Mas indignação e impunidade são faces da mesma moeda.

Por isso, se acaso a presidenta for restituída, eu ficarei muito surpreso.

Democracia foi (já tem muito tempo) pras cucuias, mas isso não importa. Os senadores brasileiros não são Cidadãos da Roma Imperial, e o assassinato que eles fazem da constituição não vai ficar pra história. Quando Temer chegar na China, vai ser tratado como capiau do interior. Se fosse Ruy Barbosa cheio de orgulho defendendo uma constituição seguida à risca, seria tratado como capiau também.

Existe muita semelhança entre indignação e o êxtase religioso, portanto (em retrospectiva) parece óbvio que a Bancada Evangélica seria a maior beneficiada com 2013.

É ridículo que um grande imoralista esteja no volante de um movimento primariamente moralista. Parece piada.

Também é terrível.

Mas provavelmente ganhamos mais tomando como piada.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: