Skip navigation

Talvez — eu danço para descobrir ¿Qual o sentido da vida? Perguntando mais ou menos indiretamente: ¿Quê sou eu? Sou: ¿esse movimento? Ou: ¿essa carne?

Quando caio, protejo a cabeça. Mas protejo a cabeça ¿para não sofrer? Ou ¿para que o movimento não se acabe?

Porque dançar é talvez ser mais. Estar aqui mais. Dançar é existir mais diretamente e mais profundamente. Quando danço estou mais perto do sentido, não porque a dança tem sentido (talvez porque não tem), mas é que na dança o supérfluo não está, é como se a dança fosse uma pausa na banalidade e no supérfluo. Na dança não existem todas as coisas que temos que fazer mas que a gente sente que elas não importam realmente. A dança é uma pausa no desimportante pra somente ser.

Mas «ser» não é simples, nem simplesmente é. Por isso pra mim a dança me diz de suspender a banalidade para compreendê-la. Descobrir o não-banal exatamente dentro do banal.

Eu danço. Dançando, levando meu braço. E levanto o braço da mesma forma que levantaria em outro momento qualquer. E ainda é a mesma carne que vai para cima. Mas levantar o braço na dança não é o mesmo que levantar o braço.

A mesma carne vai para cima, mas não é o mesmo corpo. E a diferença entre carne e corpo, começo a vê-la na dança. Somente na dança alcanço a profundidade do ser na qual a diferença entre carne e corpo pode ser tocada.

Ou talvez expôr a diferença entre carne e corpo seja a própria definição, a essência do dançar.

E expôr essa diferença é também testar os limites entre «eu» e o que seja «verdade», entre a minha experiência e todas as explicações que justificam e escondem esse experimentar que dispensa explicações, dançar é (talvez) testar a diferença entre o importante e o que é apenas dito importante.

A dança busca uma essência mais profunda do que se poderia achar apenas retirando o inessencial.

Leave a Reply

